Você está cansado da bagunça em sua casa? Ligue 01533425597

domingo, 3 de abril de 2011

Mantenha a cozinha organizada

 Melhor que organizar, é manter sempre organizada
   Organize sua cozinha para aproveitar melhor o espaço e facilitar seu dia a dia 


Uma cozinha organizada faz toda a diferença. Na cozinha, a disposição dos utensílios está ligada à praticidade e se os itens estiverem guardados adequadamente, facilitam o dia a dia e o preparo dos alimentos.


Além disso, saber organizar a cozinha tem a ver com a limpeza e manutenção das peças e serve também para aproveitar melhor o espaço. Confira nossas dicas, aprenda alguns segredinhos e mantenha a cozinha organizada.



Louça
Escolha um armário para guardar pratos e copos, que devem ser agrupados por tipo e tamanho. Separe as louças utilizadas diariamente das louças finas, que devem ser guardadas na copa, na cristaleira ou em outro armário fora da cozinha, já que são utilizadas somente em ocasiões especiais. Reserve um dos armários para colocar as travessas de vidro e assadeiras. A maneira mais prática de guardá-las é empilhando da maior para a menor.



Talheres
Os talheres e outros utensílios do gênero devem estar sempre perto do fogão. Por isso, reserve uma gaveta com divisórias para guardar os talheres que são usados todos os dias. Os talheres mais sofisticados devem ficar no faqueiro, para garantir a conservação.

Panelas
Se sua cozinha tiver um paneleiro, ótimo, o acesso às panelas fica muito mais fácil. Caso não tenha, uma alternativa é reservar um armário comum só para elas. Agrupe-as de acordo com o tamanho e com a frequência em que elas são usadas. As de pouco uso devem ser colocadas mais o fundo do armário. Deixe as tampas das panelas em pé ao lado delas, também agrupadas por ordem de tamanho.
Potes
Uma solução prática para guardar os potes de plástico é empilhá-los uns sobre os outros, por ordem de tamanho e sem as tampas. Para não perder tempo procurando as tampas dos potes, experimente utilizar um porta-tampas. Coloque as tampas maiores atrás e depois, as menores.
Despensa
Uma despensa bem organizada deve ter os itens agrupados por categoria. Por exemplo, use uma prateleira para arroz, feijão, farinhas, açúcar, sal e massas. Em outra prateleira, coloque molhos, extrato de tomate, maionese e latarias como ervilha e milho, use outra para doces, leite em pó, achocolatado, leite condensado. Uma ótima dica de como organizar a despensa é juntar itens pequenos, como caixinhas de gelatina, em uma caixa maior ou em uma vasilha plástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário